terça-feira, 16 de novembro de 2010

Os Tipos de Discursos no Ambiente de Trabalho

         Como já sabemos, a comunicação é um fator crucial para se obter um bom rendimento em qualquer ambiente de trabalho. Mas, a depender do objetivo desejado, é necessária a utilização de recursos que facilitarão a transmissão da mensagem e, consequentemente, à efetivação da comunicação propriamente dita. Entre esses recursos, estão os discursos. Iremos destacar aqui apenas dois: o informativo e o persuasivo.

       Discurso Informativo 

       Busca transmitir informações, aumentando o conhecimento e facilitando a compreensão do receptor da mensagem. Possui fundamental importância nas relações profissionais, pois esclarece os objetivos, evitando assim os erros, que devem ser os mínimos possíveis. Existem técnicas para obter sucesso na construção do Discurso Informativo:

1.Definir um objetivo específico: ao final do discurso, a audiência será capaz de lembrar os pontos centrais;
2. Criar uma demanda por informação: razões para que a audiência queira ouvir e aprender sobre o discurso (geralmente relaciona-se o discurso com as necessidades e com o dia-a-dia e experiências da platéia);
3.Facilitar a escuta do discurso: não somente falar alto e claramente, mas também não exagerar na quantidade de informação (leva à sobrecarga, à ansiedade e à falta de atenção), usar de informações que você presuma que a platéia conheça e usar de informações simples para melhorar a compreensão de informações complexas;
4.Enfatizar pontos importantes: pode-se utilizar de repetição e de sinalizadores(frases como: “Mas vejam que...” ou “A coisa mais importante para lembrar é...”) para prender a atenção da audiência e ajudar na memorização;
5.Usar organização e estrutura claras: facilita o processamento das informações. Deve-se ter cuidado na construção da introdução, desenvolvimento e conclusão, que não podem faltar no Discurso Informativo;
6.Usar material de apoio de forma eficaz: utilizar material de apoio (slides, material impresso etc.) como meio de reforçar idéias, esclarecer, tornar interessante e facilitar memorização;
7.Usar linguagem clara: facilita a compreensão. Deve-se utilizar palavras simples e utilizar jargões apenas quando necessário;
8.Promover o envolvimento da audiência: boa apresentação, manter o entusiasmo, motivação, contato visual sempre gera um bom retorno da audiência. Usar voluntários e um tempo reservado para perguntas e respostas também é bem aceito.

              Por fim, é necessário enfatizar que o Discurso Informativo, de certa forma, também está presente no Discurso Persuasivo, já que a persuasão pode acontecer também pela apresentação de fatos e argumentos (informações) para se chegar ao objetivo estabelecido.

 Discurso Persuasivo

              Persuasão seria, grosso modo, mobilizar o outro à mudança (de pensamento, objetivo, comportamento). No ambiente de trabalho, é uma “arma” poderosa nas mãos de quem saiba usá-la. Utilizando-a em seu favor, é possível influenciar, ganhar credibilidade e reconhecimento. É uma das características mais apreciadas em líderes. Antes de citar algumas técnicas para criar uma mensagem persuasiva eficaz, é necessário enfatizar algumas características da persuasão. Seriam elas: a persuasão é interativa (tanto a fonte como receptor são ativos, isto é, participam da comunicação), não é coercitiva (acontece quando não é forçada), é incremental (é um processo, que recebe incrementos graduais ao longo do tempo) e ela pode ser ética (persuasão é diferente de coerção). Com isso, vamos às técnicas:

1.Estabelecer uma proposta clara e persuasiva: ajuda a manter-se no caminho certo para a estruturação da mensagem persuasiva;
2.Estruturar cuidadosamente a mensagem: descrever o problema, a solução e, se o objetivo for ativar (orientar a um comportamento), deve-se descrever o que a audiência deverá fazer;
3.Usar evidências sólidas: achar uma evidência (exemplo, definição, argumento, testemunho) perfeita que estabeleça a verdade da sua alegação na mente de sua audiência;
4.Evitar falácias (erros de lógica): pode reestruturar sua mensagem persuasiva, desviando-a do seu objetivo ou levando a audiência a conclusões erradas;
5.Adaptar o discurso à audiência: é importante conhecer o público o máximo possível. Deve-se enfatizar seus valores mais fortes;
6.Estabelecer uma base comum: enfatizar o maior número de similaridades entre você e seus ouvintes (prova que você os entende, garantindo maior confiança por parte deles);
7.Adaptar o discurso a uma audiência hostil (pode variar de não-amigáveis a violentas): quando isso ocorre, demonstre que você compreende os vários pontos de vista de seu(s) ouvinte(s) e, se necessário, use algum tipo de humor para acalmar os ânimos.
               Essas foram algumas das técnicas mais eficazes para persuadir. Mas existe algo que é muito importante e que leva muito mais tempo para ser adquirida: a credibilidade. É a percepção na mente do público sobre você. Para se construir a credibilidade, três aspectos são muito importantes para o orador: competência (habilidades do orador em relação ao assunto), caráter (ser confiável, honesto e imparcial) e ter carisma (entusiasmo e simpatia do orador).  Tendo todos esses ingredientes, alcançar excelentes resultados no processo de persuasão é simples questão de prática.

Iuri Azevedo.
BIBLIOGRAFIA: Adler & Rodman, Comunicação Humana, 7a Edição, Cap. 13 e 14.

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