quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A COMUNICAÇÃO NO TRABALHO

A grande maioria das profissões e ocupações exigem um trabalho contínuo e específico: a comunicação com os outros. A comunicação com clientes, fornecedores, usuários ou comunicação com pessoas que trabalham na mesma empresa: a equipa do departamento, os colaboradores, o chefe.
Ou co pessoal de outros departamentos, eles nos perguntam ou nos fornecem de informações para fazer seu trabalho corretamente e nós o nosso. Poderíamos pensar que a comunicação é apenas uma parte do trabalho daqueles que executam tarefas comerciais e estão em contato com o cliente.

Mais o operador de uma máquina, que deve informar ao seu supervisor sobre a produtividade, os problemas de manutenção e operação, do controle de qualidade, utiliza a comunicação em seu trabalho. E o médico com seus pacientes? E o guarda com o público? E o telefonista e pessoal da recepção? E todos os chefes com o seu pessoal? E os técnicos que vão prestar assistência técnica ou reparações? Alguém já não emprega a comunicação no trabalho? Na verdade, quase ninguém pode dizer que a comunicação não é parte do seu trabalho.

Dizer "Comunicação" é o mesmo que dizer "influência recíproca" entre as pessoas que se estão a comunicar. No processo de comunicação, uma pessoa pergunta, o outro responde, um fornece informações e solicita o ponto de vista do outro, um pede uma aclaração e outro resolve as dúvidas. Bem, isso é a comunicação, as pessoas devem estar dispostos a oferecer seus pontos de vista sobre o assunto da comunicação.

A comunicação não é simplesmente chegar e dizer “faça isso” e marchar. Isso é “mandar”. Comunicação é dizer: “você deve fazer esta tarefa antes de...” e adicionar, “é que você pode fazer isso? ", e aguardar a resposta.

Estudos sobre os problemas no trabalho mostram que quatro em cada cinco problemas são causados por uma comunicação deficiente ou inadequada.

A experiência mostra que muitas pessoas, incluindo boms profissionais “técnicos” com um grande valor em seu "ofício" são pésimos comunicadores. Em muitos casos eles não estão conscientes da importância da comunicação em seu trabalho. Eles estão interessados no parafuso, o projeto, produto, os dados, mas não muito as pessoas que devem apertar o parafuso, realizar o projeto, acabar o produto, cadastrar os dados.

Se essas pessoas, que podem ser chefes, ou trabalhar em um ambiente que lida com um monte de informações para outras pessoas, não sabem que a comunicação é parte de seu trabalho estarão em condições de gerar vários problemas.

Porque em muitos casos, essa falta de consciência do papel da comunicação gera conflitos e problemas? Acontece que existem pessoas que se reportam, mas não escutam, pessoas que mandam, mas não dirigem, as pessoas que acreditam que as suas coisas são importantes mais as dos demais podem esperar.

Ignorar o papel da comunicação produz erros, falhas, atrasos, desculpas, pobre ou nenhum serviço ao cliente, problemas ou conflitos com os colegas do grupo de trabalho, com chefes ou subordinados, o pessoal de outros departamentos.

Se estamos conscientes do papel da comunicação, ou seja, que para trabalhar há que falar, solicitar informações, perguntar e responder, pedir opiniões e comentários, receber e analisar as solicitações e necessidades dos outros, seria possível desativar uma parte importante das dificuldades e ao melhorar a comunicação, melhorar também os resultados do ambiente de trabalho. Como melhorar a nossa comunicação?


PARA DESENVOLVE-LA     


Escute para compreender, não para responder.
Não interompa ao interlocutor, exceto em um caso extremo.

Identifique os sentimentos e as emoções da pessoa coa que você está se comunicando. Algo básico: Confirme que ele diz tudo o que ele quer dizer. Para isso deve dar confiança. Sorria. Seja gentil.


TENTE EVITAR


Confundir a comunicação com o “ser um bom orador”.
A oratória é “falar direito”, mais comunicar também é "ouvir melhor": permitir falar e saber calar.

Texto traduzido ao português do site espanhol Gestiopolis. 
Autor: Federico Gan

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